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Publicado em 04 de dez de 2014 às 13:38
Com a duplicação da BR 392 a obra de ampliação da praça proporciona mais agilidade no tráfego
Como resultado das obras de ampliação na Praça de Pedágio do Capão Seco, no km 52 da BR 392, quatro novas pistas já estão em funcionamento. O coordenador de Conservação da Engenharia da Ecosul, Fabiano Medeiros, informa que duas cabines são de cobrança manual (Pistas 9 e 10), e uma com cobrança automática, além da pista para cargas especiais. “Colocando estas cabines em operação já notamos o benefício em mais fluidez de trânsito e conforto aos usuários que trafegam no sentido Rio Grande/Pelotas”, ressalta. Com a ampliação a Praça do Capão Seco, considerada a mais movimentada do Polo Rodoviário de Pelotas, estará adaptada a nova configuração de tráfego da duplicação.
A previsão, de acordo com o engenheiro, é que até o dia 12 de dezembro a pista 8 também seja liberada aos usuários que trafegam no sentido Rio Grande/Pelotas. Para continuidade das melhorias as pistas 0 e 1 (sentido Pelotas/Rio Grande) e 6 e 7 (sentido Rio Grande/Pelotas), foram bloqueadas e deverão ser liberadas ao tráfego até o final de dezembro, quando as obras de ampliação e adequação finalizam.
HISTÓRICO - Com a duplicação da BR 392, entre Pelotas e Rio Grande, o trecho duplicado passou a ser administrado pela Ecosul. No entanto, a obra de duplicação, executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), não previa a ampliação da praça. “As obras de duplicação referentes ao lote II foram executadas ao lado de onde hoje opera a praça de pedágio, portanto foi necessária a ampliação da praça de pedágio do Capão Seco”, explica Fabiano. A praça era constituída por seis cabines e nove pistas, sendo sete pistas com cobrança manual e duas pistas com cobrança automática (AVI). Com a ampliação passa a oferecer treze pistas, sendo duas com cobrança automática e duas exclusivas para cargas especiais (com excesso lateral e na altura).
Fonte: Satolep Press - Gabriela Mazza