Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.
Publicado em 07 de dez de 2015 às 16:00
Na tarde desta segunda-feira, 07 de dezembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul deu a largada para realizar um amplo levantamento sobre o que será necessário implantar na BR-470 para melhorar a capacidade da rodovia. O Estudo de Viabilidade Técnica, Ambiental e Econômica (EVTEA) teve a ordem de início assinada em Bento Gonçalves. No estudo devem constar dados sobre pavimentação, duplicações, eliminação de pontos críticos, indicação de passarelas, viadutos e ruas laterais.
A BR-470 foi federalizada em 20 de março deste ano e desde então técnicos da autarquia trabalharam na formalização do EVTEA, visando ampliar a capacidade e a segurança da BR-470. Com a assinatura da ordem de início do estudo será possível verificar as demandas elencadas pela comunidade e as detectadas pelos técnicos. Portanto, o estudo deve orientar o DNIT na elaboração do anteprojeto/projeto de engenharia das intervenções necessárias e viáveis para a rodovia.
Entre as melhorias que devem constar no EVTEA estão a pavimentação do trecho de 50 quilômetros de terra da rodovia entre Barretos a André da Rocha; duplicação entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa com a eliminação de pontos críticos (implantação de viadutos, passarelas e terceira pista); nova ligação entre a Serra e a região Sul do Estado com a implantação da travessia do Rio Jacuí, desde o entroncamento da BR-386 até o entroncamento da BR-290, a partir da construção de nova ponte; e implantação e pavimentação de novo trecho da rodovia entre o entroncamento da BR-290 até Cristal.
Mas até que o EVTEA seja desenvolvido e as melhorias definidas e implantadas o DNIT lançou, imediatamente após a federalização da BR-470, edital para contratação de manutenção e conservação em dois lotes. O serviço contratado em agosto para uma extensão de 150 quilômetros (entre Bento Gonçalves e São Jerônimo) já está em andamento. Outro trecho, com mais de 60 km, entre Lagoa Vermelha e Nova Prata, está em fase de contratação. Ainda, neste mês de dezembro deve iniciar a revitalização da sinalização de todo a rodovia por meio do programa BR Legal.
Já o segmento entre o entroncamento da ERS-324 (Nova Prata) até entroncamento com a ERS-431 (para São Valentim do Sul), numa extensão de 57,18 km, o DNIT/RS e o Governo do Estado formalizaram convênio para o gerenciamento do trecho pelo DAER, durante cinco anos.
Fonte: Ascom - DNIT