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Engenheiros da Ecosul apresentam trabalhos no maior evento de rodovias do país

Publicado em 14 de set de 2015 às 16:47

O 9º CBR&C - Congresso Brasileiro de Rodovias & Concessões e a 9ª BRASVIAS – Exposição Internacional de Produtos para Rodovias, é o mais importante evento promovido pela iniciativa privada para discutir os aspectos técnicos e institucionais da concessão de rodovias no Brasil. Entre os dias 14 e 16 de setembro três colaboradores da Ecosul estarão apresentando trabalhos durante o 5º Salão de Inovação da ABCR, que acontece em Brasília. Os engenheiros Mauro Porto e Patrícia Ribas Espinosa e o gerente de atendimento ao usuário, Fabiano Medeiros estarão dividindo experiências exitosas desenvolvidas no Polo Rodoviário de Pelotas.

O gerente de atendimento ao usuário da Ecosul, Fabiano Medeiros, apresenta às 10h, no dia 16 de setembro, o trabalho “Por que implantar um sistema fotovoltaico conectado à rede pública em uma praça de pedágio?”. A experiência dos painéis solares da Praça do Capão Seco (BR 392) será um dos temas no painel sobre Meio Ambiente, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Energia em Rodovias. O projeto que é pioneiro entre as concessionárias do sul do Brasil se traduz em 62 placas solares instaladas para produzir 15,5Kw de geração de energia. Os painéis absorvem a radiação do sol e, através das células fotovoltaicas que o constituem, converte o calor em eletricidade a partir de processos químicos que se desenvolvem internamente.

O engenheiro Mauro Porto apresenta os bons resultados do uso de lâmpadas LED na iluminação da ponte sobre o Canal São Gonçalo, na BR 392. Segundo ele, o principal objetivo do artigo é demonstrar as vantagens em substituir um sistema de iluminação composto por lâmpadas e reatores de vapor de sódio de 250 W, por luminárias de LED de 130 W. “A elevada vibração dos postes de iluminação ocasionada pela passagem de veículos e pela incidência de fortes ventos característicos da região, diminui a vida útil das lâmpadas que possuem filamentos por serem sensíveis a vibração”, observa. A economia de energia elétrica, combinada com a redução do descarte de lâmpadas, é de grande ganho ambiental, pois diminui o consumo de recursos energéticos e a geração de resíduos.

Dos trabalhos aprovados para o evento, a engenheira de gestão e projetos jr., Patrícia Espinosa apresenta o trabalho “Por que implantar dispositivos de segurança em pontos com elevados índices de acidentes?”, baseado na análise comparativa dos custos entre a implantação de dispositivo de segurança e o custo de um acidente com vítima fatal, devido à falta desse dispositivo. “O intuito foi avaliar a eficiência da implantação de defensas metálicas em pontos críticos e buscar a redução de acidentes, garantido a segurança dos usuários que trafegam ao longo das rodovias”, destaca.

A análise foi feita no trecho do km 194, da BR 392, entre Pelotas e Santana da Boa Vista, um segmento de curva acentuada, considerado crítico pelo elevado índice de acidentes. “O dispositivo foi escolhido por uma série de fatores, geometria da rodovia no ponto estudado, trecho em serra e com curva sinuosa, presença de dispositivo de drenagem e árvores”, detalha a engenheira.

Em 2015, o evento espera receber cerca de 3 mil pessoas entre congressistas e visitantes da exposição - 1,2 mil congressistas e 1,5 mil visitantes da exposição, nas modernas instalações do Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB onde o foco será o fortalecimento e aperfeiçoamento operacional do setor de rodovias.

 

Gabriela Mazza

Jornalista

Satolep Press - Comunicação e fotografia

 

[caption id="attachment_5280" align="alignleft" width="300"]Foto: Gabriela Mazza/Satolep Press Foto: Gabriela Mazza/Satolep Press[/caption]

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