Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

 

Qualidade da água é monitorada após período de chuvas

Publicado em 28 de jul de 2014 às 16:58

As fortes chuvas que vêm ocasionando cheias principalmente no norte do Rio Grande do Sul também provocam efeitos na área de influência das obras de duplicação da BR-116/RS – de Guaíba a Pelotas. Em campanha do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, realizada no início de julho, a equipe encontrou rios e arroios com volume de água acima do nível normal. Durante três dias foram coletadas amostras em 15 pontos interceptados pelo empreendimento. A ação ocorre trimestralmente com o intuito de minimizar possíveis impactos da construção nos recursos hídricos da região.

De acordo com os técnicos da Gestão Ambiental, como as coletas foram realizadas após um período de precipitação pluviométrica, o escoamento superficial pode ter ocasionado a lavagem da matéria orgânica presente na bacia de contribuição para estes pontos. Porém, isso só será confirmado com análises de laboratório. O que se pode afirmar é que a turbidez (característica causada pela presença de materiais sólidos em suspensão) estava alta decorrente desta lavagem, sendo que o arraste de sedimentos das lavouras e encostas sem a devida proteção também contribuíram para este resultado.

As coletas ocorrem sempre em dois pontos diferentes para cada corpo d’água, sendo um acima (montante) e outro abaixo (jusante) de onde estão as obras. Do conjunto de parâmetros analisados, cinco são medidos em campo com o auxílio de aparelhos eletrônicos. As demais análises ocorrem em laboratório. Com base nos resultados, a Gestão Ambiental pode sugerir medidas de controle visando à minimização de impactos decorrentes das atividades de construção na qualidade da água.

Fonte:

STE S.A.

Coleta para análise da água - Divulgação STE S.A.