Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

 

Recuperação de ponte na BR-386/RS

Publicado em 16 de set de 2014 às 08:30

As obras de recuperação da ponte sobre o Rio Uruguai, na BR-386, em Iraí, seguem dentro do ritmo esperado. Contudo, em função da chuva dos últimos dias o nível do rio está cerca de dois metros acima do normal, o que tem desafiado a realização dos trabalhos nos tubulões e na base do pilar P12. A estrutura apresentou problemas em novembro do ano passado e, desde então, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue trabalhando para realizar o conserto. A empresa Sogel foi contratada de forma emergencial para executar o serviço.

Na última sexta-feira (12/09) e no sábado (13/09) chegaram quatro formas metálicas, que serão utilizadas para os reparos dos tubulões e da base do pilar. As estruturas têm quatro metros de diâmetro e dois de altura. Durante o final de semana e nesta segunda-feira (15/09) foi instalada uma das formas e a expectativa da empresa é concretar a estrutura amanhã (16/09), revelando que os trabalhos estão em ritmo acelerado.

Paralelamente à recuperação do pilar dentro do rio Uruguai, operários atuam na plataforma da ponte, realizando a montagem dos cabos de aço. Com a instalação destes cabos na superestrutura, a movimentação da ponte cessará. A Sogel tem até dezembro para concluir os consertos, mas a expectativa é de que no final de setembro o tráfego seja liberado parcialmente na ponte.

O DNIT também já solicitou aos responsáveis pelas barragens Chapecó e Itá para reduzirem a vazão de água no Uruguai. O objetivo é diminuir a velocidade da água para que os operários trabalhem com o nível do rio mais constante.

Como alternativa para a transposição da ponte, o DNIT está providenciando o transporte por balsas. No trecho rodoviário, o desvio pode ser feito pela RS-404, a partir do município de Seberi, até a ponte Goio-en, no rio Uruguai. O DNIT está firmando convênio com o DAER para garantir a manutenção deste trecho rodoviário estadual enquanto a ponte não for liberada.

Fonte: Equipe ASCOM / DNIT

2 3