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Publicado em 28 de abr de 2015 às 15:15
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que a restauração na ponte sobre o Rio Uruguai na BR-386/RS, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, em Iraí, será concluída até o final desta semana. A estrutura apresentou problemas em novembro de 2013. Na ocasião, foi detectado o desgaste das juntas de dilatação da pista. Contudo, ao longo dos serviços e, após vistorias do DNIT e da empresa Sogel, constatou-se, em setembro de 2014, problemas também na base do pilar 12. Com isso, foi necessária a contratação de mergulhadores para a realização dos serviços dentro da água, ampliando o prazo para a recuperação.
Os operários da empresa contratada de forma emergencial estão trabalhando nos complementos dos blocos. Segundo engenheiros do DNIT/RS, os serviços já estão 99% concluídos. Até o final deste mês a equipe finaliza a concretagem de um dos blocos e desmobiliza a estrutura do canteiro, encerrando a recuperação da ponte.
Durante o período de recuperação, a travessia - com mais de um quilômetro de extensão - precisou ser bloqueada inúmeras vezes para garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores. Entre os desafios diários enfrentados pelos operários ao longo da execução dos serviços estão a falta de visibilidade por causa da água turva, a forte correnteza (com velocidade média de 10 a 12 km/h) e o elevado nível do rio. O DNIT reforça que foram investidos nos reparos R$ 7,8 milhões.
Histórico
- Novembro de 2013 – DNIT/RS detecta problemas na superestrutura (tabuleiro da pista) da ponte e, após vistoria, restringiu o tráfego em meia pista com velocidade máxima de 40 km/h;
- Janeiro de 2014 - DNIT/RS executa projeto para contratar emergencialmente empresa para fazer os reparos;
- Fevereiro de 2014 – DNIT, em Brasília, analisa preço da emergência;
- Abril de 2014 - DNIT/RS aprova preço para emergência;
- Maio de 2014 - Projeto segue para aprovação;
- Junho de 2014 - DNIT/RS interdita totalmente a ponte em decorrência das chuvas e cheias do Rio Uruguai;
- Julho de 2014 – Assinado contrato com a Sogel;
- Agosto de 2014 – DNIT de Brasília publica liberação de R$ 7,8 milhões para os reparos;
- Setembro de 2014 – Mergulhadores detectam problemas também na base do pilar;
-Outubro de 2014 – Tráfego liberado para carros, vans, caminhonetes e motocicletas;
- Dezembro de 2014 – Trânsito liberado para ônibus;
- Fevereiro de 2015 – Trânsito liberado para caminhões.
Fonte: Equipe ASCOM/DNIT-RS