Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.
Publicado em 28 de jul de 2014 às 16:51
Uma ferramenta amigável, flexível e que permite ao usuário a visualização rápida de informações relacionadas ao gerenciamento ambiental de rodovias. Com esta proposta, a STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A. desenvolveu o Infoambiente, um Sistema de Informações Geográficas acessado pela Web (WebSIG) e destinado ao acompanhamento da execução das obras e das atividades realizadas pelas equipes de Gestão Ambiental da BR-116/RS, BR-116/392 e BR-448.
O acesso ocorre por meio de um servidor de mapas acrescido de um gerenciador de documentos que disponibiliza, por meio de suas camadas de informações geográficas, uma série de dados em ambiente georreferenciado. Conforme o coordenador geral do setor de Meio Ambiente da STE S.A., Adriano Panazzolo, além de atender às demandas dos clientes e órgãos fiscalizadores, o objetivo é “informar ao público em geral sobre os cuidados ambientais na execução de obras rodoviárias e suprir as necessidades de informação da comunidade envolvida com a implantação destes empreendimentos”.
Na página inicial, www.infoambiente.stesa.com.br, o usuário pode optar por uma das três Gestões Ambientais realizadas pela STE S.A. no Rio Grande do Sul. No diretório da BR-116/RS, o sistema abre cinco pastas principais: Projeto Geométrico, Base Cartográfica, Avanço da Obra, Documentos Gerais e Programas Ambientais. Os arquivos são disponibilizados de acordo com o nível de permissão de acesso, podendo ser eles públicos ou privados. É possível, por exemplo, verificar e salvar no computador documentos como fotos, mapas, licenças ambientais e o Plano Básico Ambiental da duplicação.
Outras camadas permitem a visualização das quilometragens, limites municipais, bacias hidrográficas, solos, vegetação, locais onde serão construídos viadutos, pontes, interseções, entre outros aspectos. Por meio do Programa de Educação Ambiental, educadores dos municípios interceptados pelo empreendimento - de Guaíba a Pelotas - recebem da equipe login e senha para que em sala de aula sejam trabalhados temas referentes ao meio ambiente da região.
Fonte:
STE S.A.